A idéia seria excelente, se não fosse por um pequenino problema: Como fazer pra que a nave não seja destruída na reentrada devido ao calor e ao atrito com a atmosfera (seja da Terra assim como de outros planetas ou corpos celestes)? Como proteger a nave sem aumentar demais a sua massa?
A solução encontrada foi um escudo inflável feito de camadas intercaladas de nextel, vectran e kevlar, embebidos em uma resina sintética altamente resistente ao calor com base em teflon. A inflação pode ser obtida usando nitrogênio armazenado sob pressão na própria nave. A idéia é bem similar ao sistema IRVE da NASA, mas é mais avançada, pois vai mudando de formato conforme a velocidade diminui e por último pode ser recolhida ao fim do processo de frenagem/reentrada.
Como não existe nada similar sendo produzido atualmente, vai uma foto do IRVE mesmo...

Existe um erro em tentar colcoar naves do tamanho da arca na superfície de um planeta. Lá ela se torna praticamente inútil.
ResponderExcluirO certo seria sim a mesma ter naves para deslocamento populacional (que essas sim poderiam ser usadas temporariamente como habitáculo) e para os equipamentos necessários poderiam ser conteiners utilizando o material que vocÊ descreveu e apenas para descida no planeta destino. A ARCA continuaria sua órbita no planeta e poderia ser reutilizada. Seria um imenso observatório, local para fabricação de equipamentos, produção temporária de alimentos e energia.
Ela tem! Cada A.R.C.A vai acompanhada de mais 4 naves "auxiliares". Uma Pégasus (Transporte de carga, capaz de vôo atmosférico e orbital, capacitada a levar 35 toneladas de carga/equipamentos/lixo), uma Argos (Transporte de pessoal, até 800 passageiros e cargas pessoais, capaz de vôo atmosférico e orbital), uma ou mais viper (nave de exploração e defesa, levemente armada e capaz de vôo orbital e de espaço profundo próximo à nave mãe), e uma ou duas V1 Valkyrie (Nave de exploração profunda auto-defensável e diplomacia. Capaz de vôo orbital, atmosférico e FTL)
Excluirsim, a idéia é que a ARCA se transforme em um suporte a uma possível colônia, sendo desmontada apenas em último caso.